Piferviseu - Cash Brico, Lda - Tudo que precisa de saber sobre painéis solares

Tudo que precisa de saber sobre painéis solares

Há dois tipos de painéis, fotovoltaicos (para produzir electricidade) e térmicos (para aquecimento da água). Quer ter electricidade, água quente, ambos? Mora numa vivenda ou num prédio? Estes factores vão influenciar a escolha dos equipamentos e os respectivos custos. É conveniente que a eficiência energética que vai conseguir compense o investimento.

Painéis solares térmicos

Os painéis solares térmicos são os mais comuns, servem principalmente para aquecer a água dos banhos mas também como apoio a piscinas ou ao aquecimento central (ainda que, como os painéis solares no Inverno têm menos rendimento, sozinhos não possam garantir o aquecimento central e servem apenas para dar algum apoio ao sistema principal que será uma caldeira a gás ou gasóleo, por exemplo. "Mais de metade dos gastos de energia de uma família é com o aquecimento de água, pelo que facilmente há aqui margem para diminuir a factura mensal do gás, gasóleo ou electricidade. Um sistema correctamente dimensionado permite poupar 70% da energia necessária para aquecer a água que usamos em casa anualmente".

Como funciona?

A energia solar aquece os painéis que por sua vez transferem a temperatura para a água que está num depósito. Este pode ficar no exterior (mais barato) ou no interior da casa (mais caro) dependendo do espaço ou de uma opção estética. Continua a ter o sistema normal de abastecimento com gás mas apenas como apoio ao solar em caso de necessidade. Em média vai usá-lo apenas 20% do tempo.


Painéis Fotovoltaicos

Até há pouco tempo instalar painéis fotovoltaicos para produzir electricidade ficava tão caro que a sua utilização por particulares era praticamente incomportável. Ainda é assim para quem queira ter completa autonomia do fornecimento da EDP. "Cem mil euros é a quantia mínima a investir para ter uma casa com electricidade apenas fornecida por painéis solares, ora nunca pagaríamos esta quantia à EDP durante uma vida inteira de contrato pelo que nunca é economicamente vantajoso".


Como funciona?

Os painéis fotovoltaicos convertem a energia do sol em energia eléctrica que é armazenada em baterias e usada quando for preciso. Se tiver uma quinta de férias isolada num monte pode valer a pena fazer os cálculos entre o que vai ter de pagar para a rede eléctrica chegar à sua casa e o custo dos painéis. Em todo o caso, "este tipo de instalações serão sempre para consumos diminutos: luz, televisão, frigorífico e pouco mais".

   
  • image
   
  • image
   
  • image
   
Poweres by Webiarte ↑↑↑